Desde que foi permitido por lei pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os carros rebaixados foram ganhando o gosto dos brasileiros. As modificações feitas no carro tendem a dar um visual mais atrativo ao veículo, principalmente com o uso da suspensão esportiva.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de optar pelo rebaixamento do seu carro, visto que esses procedimentos precisam obedecer às normas de segurança que não coloquem a vida das pessoas em risco.
Um dos fatores a ser considerado entre um carro rebaixado e um normal é a diferença de estabilidade. Acompanhe aqui e saiba tudo sobre o assunto!
Formas de rebaixar o seu carro
O rebaixamento do seu veículo pode ser feito de diversas maneiras, previstas por lei. As principais delas são:
Abraçadeiras
O uso de abraçadeiras nas molas faz com que elas se contraiam, favorecendo o abaixamento do carro.
Normalmente, somente este componente é modificado na suspensão.
Mola esportiva
A mola esportiva é feita especialmente para o processo de rebaixamento dos carros. Com ela, não se faz necessário fazer mudanças nas características dos amortecedores.
Ar
Nesse caso, se usa ar comprimido para rebaixar os carros. É uma opção bastante usada para quem se apresenta em exposições de veículos.
O uso de ar comprimido pode fazer o carro ficar mais alto ou mais baixo.
Suspensão fixa
A suspensão fixa usa quatro molas e quatro amortecedores esportivos para o rebaixamento do veículo.
É uma opção vantajosa, pois garante um mínimo conforto e custos mais baixos de manutenção.
Estabilidade do carro rebaixado e do carro normal
Na hora de optar por rebaixar o seu veículo, o primeiro fator a ser considerado deve ser a segurança e a qualidade das peças. Afinal de contas, não vale a pena ter um carro mais atrativo, se ele não oferece proteção, não é mesmo?
No entanto, dentre as vantagens de ter um carro rebaixado está o aumento da estabilidade do veículo, já que o centro da gravidade fica para baixo.
Assim, um carro rebaixado tende a ser mais estável, visto que a suspensão absorve as irregularidades do solo, apesar de perder o conforto.
No caso do carro normal, por oferecer a suspensão original, o carro entrega estabilidade, equilíbrio e maior conforto aos passageiros.
Vale considerar ainda que carros rebaixados apresentam algumas desvantagens a serem consideradas: menor durabilidade do motor, problemas na suspensão, maiores gastos com regulamentação, além de comprometer o valor do veículo na revenda.
Burocracia no rebaixamento do carro
Por fim, é preciso considerar que fazer o rebaixamento do seu veículo não depende somente da sua vontade, mas é necessário seguir as normas da legislação para as modificações feitas nos carros.
Se você possui um carro rebaixado, também é importante redobrar os cuidados, visto que as cotas de proteção veicular podem não cobrir sinistros de carros com a suspensão modificada.
Então, nada de abusar da sorte e dirija com cautela!
Agora que você já está por dentro sobre qual é o carro mais estável, que tal entrar em contato conosco para conhecer as nossas soluções em proteção veicular?