É permitido usar fita LED no interior automotivo? A questão deixa muitos motoristas, que buscam por melhor iluminação, e estilização, em dúvida sobre o processo. Até hoje, muitos não sabem se a instalação é permitida por lei ou não.
E por isso, nossa equipe resolveu elaborar um artigo para te dar a resposta para essa e outras questões relacionadas ao tema. Para saber mais sobre as fitas LED em carros, não deixe de ler o texto a seguir!
A fita LED é permitida no interior?
A instalação de fita LED no interior automotivo é permitida, porém, não pode ser feita de qualquer forma. É preciso seguir alguns procedimentos para que o procedimento seja feito sem prejudicar a parte elétrica do seu carro.
Por isso, é importante contar com o apoio de uma equipe especializada no assunto caso deseja fazer a instalação. Esses profissionais devem buscar a validação do Denatran para que as fitas LED sejam instaladas de forma correta, sem comprometer o veículo.
Caso não siga as recomendações dadas pelo Denatran, o motorista deverá pagar uma multa no valor de R$ 195,23, além de perder 5 pontos em sua Carteira de Habilitação. Essa penalidade pode ser evitada ao contar com profissionais do ramo na instalação.
E quanto à parte externa do carro?
Antes, a instalação de fitas e faróis LED eram permitidas por lei, porém, esse cenário se alterou recentemente. A partir do dia 1 de janeiro de 2021, todas as lâmpadas de LED externas não são mais permitidas de constarem no exterior de carros.
A medida foi tomada após os órgãos de fiscalização entenderem que lâmpadas do tipo atrapalhavam outros motoristas durante a condução. Isso colocaria a proteção do veículo e dos envolvidos no trânsito em total risco, na leitura dessas instituições.
Apesar da proibição, é preciso destacar que a multa de R$ 195,23 não se aplica aos veículos que já saem da fábrica com a LED instalada no farol. Essa pode ser uma saída para quem faz questão das lâmpadas, porém, pode custar caro comprar um carro só por isso.
Proteção veicular deve vir em primeiro lugar
Como vimos, a fita LED para interior do carro é permitida, porém, o mesmo não acontece quando falamos do exterior. Tal medida, apesar de gerar controvérsias, foi tomada pensando no bem-estar e na segurança de todos os envolvidos no trânsito.
Não devemos nos esquecer que a segurança dos motoristas é mais importante do que um tipo de farol diferente no carro. Por isso, por mais que muitos não concordem, é preciso respeitar o que os órgãos fiscalizadores dizem sobre o tema.
Em todo caso, é sempre interessante procurar formas de tornar a sua condução mais segura. Por isso, o investimento em proteção veicular nunca é um dinheiro mal gasto, afinal, você estará investindo na sua segurança e na de toda a comunidade.
E se você pretende garantir a melhor proteção para o seu veículo, não deixe de fazer uma cotação para saber mais sobre o preço dos nossos serviços. Confira!