A estética automotiva é algo muito importante para os brasileiros. Manter o carro novinho, sem marcas e com o visual em dia é fundamental. A pintura, infelizmente, é facilmente danificada quando não há o tratamento adequado ou quando profissionais não especializados realizam serviços.
Felizmente, a cada dia surgem novas tecnologias que podem auxiliar os proprietários nesse sentido, o que muitas vezes causa dúvidas. Com isso em mente criamos um conteúdo exclusivo para falar sobre as duas técnicas mais tradicionais, vitrificação e espelhamento, para que você compreenda se vale a pena no seu caso.
Confira!
Como o verniz protege?
Quando um carro chega ao final do processo de produção, a última coisa a ser feita no sentido estético, é a pintura. Para proteger a tinta e manter a sua durabilidade, é aplicada uma camada de verniz finíssima, que facilmente pode ser danificada.
Arranhões, por exemplo, não encontram uma grande resistência quando apenas o processo básico é realizado. Fora isso, até mesmo fezes de aves podem gerar danos permanentes na coloração, devido ao alto teor de amônia nos dejetos dos animais.
Dessa forma, é fundamental pensar em processos mais complexos que sejam capazes de proteger com mais efetividade. Aqui, listamos os dois principais.
Para que serve o espelhamento?
O espelhamento é uma técnica patenteada pela empresa 3M, no qual o teflon é utilizado para corrigir avarias na pintura do carro, para então cobrir com uma camada de verniz mais uniforme e padronizada, evitando danos causados pelo sol ou contaminantes químicos que possam cair sobre a lataria.
Assim, é preciso ter em mente que por ser uma técnica padronizada, é fundamental buscar um profissional certificado. Ele avaliará o seu veículo, indicando o polimento caso necessário, para então iniciar o processo.
O ponto de cuidado que o proprietário deve ter, é que um veículo não deve ser polido mais do que 4 vezes em toda a vida útil, pois a camada de verniz vai se tornando cada vez mais fina, então mesmo com o processo bem aplicado, conforme o tempo, a eficácia cai consideravelmente.
O que é a Vitrificação?
A vitrificação recebe esse nome devido à substância utilizada, a sílica, que é o principal componente na fabricação do vidro. Trata-se de um material mais líquido que é aplicado em toda a lataria, de modo que naturalmente se torna uniforme e mais fácil de ser espalhado.
Com o tempo, esse líquido seca e se torna super rígido, preenchendo todos os espaços em que o verniz foi removido por alguma avaria. Especialistas afirmam que o resultado de brilho e preservação da cor pode durar até três anos, desde que os devidos cuidados sejam tomados com a manutenção.
Poucas pessoas se atentam a isso, mas lavar o carro é um procedimento de manutenção. Quando começamos a lavar pela parte de baixo, podemos levar sujeira para cima, de modo que os micro grãos de terra arranhem todo o verniz, prejudicando a durabilidade.
Vitrificação e espelhamento valem a pena?
Sim! Mesmo carros novos devem passar por esses processos para garantir maior durabilidade na pintura e no acabamento. Nem todo mundo sabe, mas até mesmo a água é capaz de manchar a lataria permanentemente.
Você pode escolher o método que mais se ajusta ao seu orçamento e necessidade. Se o carro não é usado com frequência, o espelhamento pode ser uma ótima opção. Agora, para veículos de uso intenso, a vitrificação promove maior segurança e resistência.
Gostou desse conteúdo? Acesse a nossa página para conhecer ofertas exclusivas em proteção veicular. Solicite a sua cotação hoje mesmo! https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/