Quem está acostumado a pilotar moto certamente já ouviu que ela é muito mais perigosa do que o automóvel, já que, caso ocorra um acidente, não há nada para proteger o piloto. Porém, hoje em dia isso não é necessariamente verdade. Cada vez mais surgem novos equipamentos para proteger os motociclistas, e entre eles está a jaqueta airbag.
Mas afinal de contas, a jaqueta airbag para moto funciona? Nesse texto, vamos falar um pouco mais sobre esse equipamento, quais as suas vantagens e se ele realmente funciona como proteção para o piloto.
Para que serve a jaqueta airbag?
A jaqueta airbag funciona como uma proteção para quem anda de motocicletas. Afinal de contas, o número de acidentes envolvendo motocicletas é muito grande, especialmente para os condutores entre 18 e 29 anos. E o principal problema é que, quando se trata de motocicletas, a quantidade de mortes costuma ser muito maior do que em acidentes envolvendo automóveis.
Por esses motivos, há muitas iniciativas que buscam aumentar a proteção e a segurança dos motociclistas. Um exemplo disso é a obrigatoriedade dos capacetes, bem como a criação de legislações que obriguem a diminuição da velocidade. E a jaqueta com airbag é um dispositivo que também serve para aumentar a segurança de quem usa a moto como meio de transporte no dia a dia.
Como funciona a jaqueta airbag?
A jaqueta airbag, que também pode ser um colete airbag, funciona protegendo as partes mais frágeis do corpo do piloto, incluindo o tórax e a clavícula. Há duas formas principais de funcionamento, dependendo do tipo de tecnologia com a qual a jaqueta foi fabricada.
O tipo mais comum possui fios que são ligados da jaqueta à moto por um cabo de aço. Em casos de queda ou separação do veículo, o cabo tensiona e o airbag infla, protegendo os órgãos vitais do tórax contra o impacto. Há também um modelo mais moderno, que não é necessariamente conectado à moto. Nesse tipo de jaqueta, há sensores que detectam os movimentos do motociclista, e assim inflam se houver movimentos bruscos. Aí, elas funcionam com baterias de lítio.
Vale a pena investir em uma jaqueta airbag?
A resposta curta: sim. Com certeza vale a pena investir em uma jaqueta airbag, especialmente se você trabalha com a moto de forma constante. Isso porque os acidentes podem custar uma recuperação muito extensa, e por vezes até a vida do piloto. Portanto, o investimento em segurança pode fazer toda a diferença no dia a dia.
Além do mais, embora não seja necessariamente um item barato, há muitas opções diferentes de jaqueta ou colete airbag. Assim, você pode escolher um modelo que esteja mais próximo do seu orçamento. Só garanta que ele é um modelo que esteja dentro das normas de segurança necessárias.
Invista em equipamentos e processos que protejam você e seu veículo em casos de imprevistos. Entre em contato conosco e faça uma cotação rápida para proteção veicular. Teremos o maior prazer em atendê-lo e chegar à melhor solução. Acesse grupoello.club/cotacao