A história da indústria automobilística é centenária e recheada de fatos surpreendentes e curiosidades.
Muitas delas dizem respeito à origem dos nomes de algumas marcas famosas, que nos habituamos a ver nas ruas ou nas telas, mas que nunca nos atentamos sobre de onde esses nomes vieram.
A realidade é que um número significativo de marcas faz referência ao sobrenome de seus fundadores, como são os casos da Citröen, Peugeot, McLaren, Ferrari, Bugatti, Porsche, Lamborghini, Ford, Chevrolet, Suzuki, Honda, entre outras.
Outros nomes, porém, fazem alusão a famílias ou a combinação de nomes.
Conheça algumas das histórias mais curiosas por trás das denominações de marcas conhecidas.
Marca italiana criada por um francês
Uma das particularidades sobre a criação de nomes de empresas é a que envolve a marca de carros italiana Alfa Romeo.
O criador da marca foi o francês Alexandre Darracq, que em 1910 batizou a sua empresa de Anonima Lombarda Fabbrica Automobili (Fábrica Anônima de Automóveis da Lombardia), cuja sigla é Alfa.
O que acontece é que cinco anos depois quem passou a dirigir o empreendimento foi o italiano Nicola Romeo, que decidiu mudar o nome da companhia para Alfa Romeo.
Da mitologia a outras…
Marcas como a russa Lada, têm o seu nome inspirado na deusa eslava da harmonia e da juventude.
Do mesmo modo que a japonesa Mazda é derivada de Ahura Mazda, o deus da sabedoria e da harmonia na cultura indo-iraniana, e a antiga fábrica de carros esportivos e caminhões da Espanha, Pegaso, é uma clara referência ao cavalo alado símbolo da imortalidade na mitologia grega.
A icônica Volkswagen, por exemplo, tem o significado de “carro do povo”, em alemão, tendo sido fundada em 1937.
A empresa Jaguar, por sua vez, foi criada em 1922, com o nome de Swallow Sidecar Company, com a fabricação de carros laterais para motocicletas.
O nome Jaguar só surgiu em 1935, com a produção de modelos denominados SS Jaguar.
Com o início da Segunda Guerra Mundial e a popularidade das tropas nazistas de Adolf Hitler, chamadas de Schutzstaffel, ou SS, a companhia inglesa Jaguar decidiu, em 1945, após uma reunião com os seus investidores, mudar o nome da empresa, referindo-se a ela como apenas Jaguar. O objetivo era evitar qualquer tipo de interpretação que associasse a marca de carro com o nazismo.
Homenagem à filha
Outra importante marca alemã, a Mercedes tem uma história singela por trás do seu nome.
Fundador da empresa, Emil Jellinek, cônsul da Áustria em Nice, no sul da França, viajou até a fábrica de Gottlieb Daimler, na Alemanha, para solicitar a produção de algumas unidades de veículos preparados para competições.
Com a rejeição da fábrica em ver o seu nome envolvido em corridas, prevendo que algum acidente pudesse prejudicar a sua reputação, Jellinek recebeu a sugestão de criar um nome para a sua linha especial. Foi assim que ele optou por dar o nome da sua filha, Mercedes, à iniciativa.
Com o sucesso da série Mercedes, toda a produção de carros Daimler passou a ser batizada como Mercedes.
Em 1926, a união entre as fabricantes automotivas Gottlieb Daimler e Karl Benz deu nome à fábrica Daimler-Benz e à marca Mercedes-Benz.
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