1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.grupoelloclubedebeneficios.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

5 dicas para redução de consumo de combustível

Para ajudar você que está precisando economizar ou que deseja tornar seu carro mais eficiente, separamos 5 dicas práticas para começar a reduzir o consumo de gasolina, álcool ou diesel.

Será que tem uma forma de fazer com que o veículo reduza o consumo de combustível?

Muitas pessoas acreditam que esse é um benefício dos veículos mais modernos que contam com motores mais eficientes. Porém, com alguns cuidados é possível que qualquer automóvel comece a consumir um pouco menos de combustível do que o normal.

Para ajudar você que está precisando economizar ou que deseja tornar seu carro mais eficiente, separamos 5 dicas práticas para começar a reduzir o consumo de gasolina, álcool ou diesel.

Confira!

1 – Adote bons hábitos ao dirigir

A primeira dica começa pela mudança no comportamento do motor. Manter bons hábitos ao volante pode economizar mais do que você imagina. Busque notar se você está dirigindo com rotações muito elevadas, pisando fundo no acelerador. Ao trocar de marcha, busque sempre manter o ponteiro do seu conta-giros numa faixa econômica de rotação do motor, que seria entre 2000rpm e 3000rpm, mas esse valor depende de cada veículo.

Outras práticas muito comuns e que devem ser evitadas é a arrancada e a famosa banguela, que são práticas que forçam o veículo de maneira desnecessária.

2 – Elimine todo o peso extra

Quando uma montadora está fazendo um carro, são criadas alternativas para se reduzir, o máximo possível, o peso do conjunto. Isso acontece porque, quanto menor for o peso, menor será o esforço do motor e, consequentemente, o consumo de combustível.

Portanto, seguindo essa linha de pensamento, evite carregar qualquer peso desnecessário no interior do veículo, inclusive, no porta-malas.

3 – Calibragem

Manter a pressão correta dos pneus, evitando rodar com eles vazios também é uma boa prática que ajuda a promover economia. Quando os pneus não estão na calibragem adequada, ocorre maior resistência à rolagem e isso consome mais combustível.

Portanto, fazer o alinhamento e verificar periodicamente a calibragem, é fundamental.

4 – Termostática

A termostática é um componente responsável pelo controle da circulação de líquido nos sistemas de arrefecimento. Quando a válvula termostática trava na posição “aberta”, ela permite que o motor passe a trabalhar mais frio e faz com que a injeção passe a enviar mais combustível para o sistema.

Nos veículos que possuem medidor, a termostática defeituosa pode ser identificada por meio da observação da oscilação de temperatura. Busque perceber se ela fica muito baixa ao rodar por uma estrada. O ideal é que o líquido responsável pelo arrefecimento se mantenha em temperatura média de 90° C, com o motor quente.

5 – Manutenção do veículo

Fazer a manutenção geral do veículo é de suma importância para garantir que ele tenha um bom rendimento. Velas, cabos, catalizador e outros componentes, quando defeituosos comprometem o funcionamento do motor e podem aumentar o consumo de combustível.

O mesmo vale para a direção desalinhada, suspensão desgastada, pneus não calibrados e outras situações.

Seu veículo mais econômico, você mais seguro!

Além de economizar na conta, essas práticas também ajudam a manter o seu veículo mais seguro para rodar no dia a dia.

E se você preza por segurança, precisa conhecer o Grupo Ello. Somos uma Associação de Proteção Veicular com mais de 10 mil associados. Oferecemos serviços de proteção contra roubo, furto qualificado, colisão e incêndio. Tornando-se nosso associado, você passa a ter assistência 24 horas para guincho, pane seca, pane elétrica, pneus e muito mais.

Você ainda terá acesso ao nosso clube de vantagens onde aproveita de descontos exclusivos em diversos estabelecimentos. Tudo isso, sem burocracias. Acesse nosso site e solicite uma cotação rápida.

Visite nosso site em https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/

Dicas
Postagem anterior
Diferença de estabi...
Próxima postagem
Vitrificação e esp...
0 Comentários
Deixe uma resposta