Sabemos que existem diversas leis de trânsito que garantem a proteção dos motoristas e passageiros. Mas, existem algumas dúvidas que persistem, incluindo a possibilidade ou não de dirigir de chinelos.
Vale lembrar que todos os ensinamentos são repassados durante a autoescola, momento em que o aluno é orientado sobre o que pode ou não fazer.
Você ainda não sabe qual é a resposta correta? Então continue a leitura!
O que a lei diz sobre dirigir de chinelos?
Como já é de conhecimento da maioria das pessoas, existe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse documento é responsável por apontar os atos que podem ou não ser realizados.
Portanto, de acordo com a lei, não é permitido dirigir de chinelos, já que o calçado não fica firme nos pés, aumentando as chances de acidente.
Quando essa ação é cometida por um motorista, pode ser caracterizada como infração média, com multa que chega a R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na carteira.
Por mais que nos dias de calor esse seja o desejo de todos, para evitar acidentes e uma futura multa, o melhor é optar pelas opções permitidas.
Quais calçados são permitidos pela lei?
Agora que você já sabe que a prática de usar o chinelo na direção é proibida, esse é o momento de saber quais opções estão liberadas.
Para te ajudar nesse momento de escolha, separamos uma lista com algumas opções:
– Tênis: essa é uma das opções mais utilizadas por homens e mulheres. Por ser uma opção que fica firme no pé, existem menos chances de causar acidentes.
– Sandálias: as sandálias que possuem uma amarração também são permitidas pela lei, já que estarão firmes nos pés.
– Descalço: também é permitido dirigir descalço, utilizando a sola dos pés para sentir o pedal e controlar a direção.
Deu para perceber que a proibição está em opções que pode gerar desconfortos e possíveis acidentes, não é mesmo?
Além dos chinelos, também não é indicado o uso de sandálias de salto alto para as mulheres ou de rasteirinhas, aquele modelo parecido com o chinelo.
É preciso pensar que o trânsito é algo em comum e que todos devem estar cientes das preocupações e responsabilidades.
Preciso sair de chinelo: o que devo fazer?
Existem situações em que somos obrigados a usar determinado tipo de calçado ou roupa, não é mesmo?
Vamos pensar no caso de quem está indo para a praia. Fica ruim usar o tênis, não é?
Uma solução é optar por deixar um chinelo no carro, no porta-malas, e durante a direção utilizar um tênis ou uma sandália.
Assim, durante o trajeto você estará seguro e sem chances de ser autuado.
Após chegar ao destino, basta fazer a troca, utilizando o item que você deixou guardado.
Assim fica fácil seguir a lei e ficar à vontade! Este artigo foi útil? Quer saber mais? Então aproveite para continuar acompanhando o nosso blog e não perca nenhuma novidade! Postamos todos os textos por aqui. Não deixe de compartilhar com seus amigos!
Até a próxima! https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/