1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.grupoelloclubedebeneficios.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Som automotivo aumenta o risco de incêndio?

o som automotivo vem acompanhando os condutores de veículos em suas jornadas...

Com certeza, em algum momento da sua vida você já deve ter encontrado sucata de algum automóvel que foi tomado pelo fogo. Não é incomum encontrarmos espalhados pela cidade alguma sucata de veículo queimado, principalmente em ferros velhos ou empresas de sucata.

São várias as causas de algo assim acontecer, principalmente pelo fato de lidarmos com componentes inflamáveis dentro de um carro. Logo abaixo, vamos falar de uma das causas mais comuns para incêndios em veículos, o som automotivo.

Boa leitura!

Som automotivo

Sendo um grande parceiro dos motoristas, o som automotivo vem acompanhando os condutores de veículos em suas jornadas, principalmente aqueles que costumam dirigir por longos períodos. Ele é uma ótima alternativa para passar o tempo e distrair a mente por enquanto dirige. Mas de que forma um som de um carro pode provocar um incêndio?

Como citado anteriormente, para que um carro funcione nas perfeitas condições, existem alguns componentes, alguns inflamáveis, que compõe a estrutura do veículo, como o óleo, gasolina, borrachas e alguns outros itens que fazem parte da estrutura do veículo. A parte elétrica do carro também é indispensável para o funcionamento.

Para que um som funcione dentro do carro, ele precisa ser ligado junto à parte elétrica do veículo, ligada diretamente ao motor. Qualquer encaixe de fios errado pode gerar faíscas dentro do carro, as faíscas podem atingir partes inflamáveis e a partir daí, gerar um incêndio no interior do veículo.

Cuidados que se devem ter na instalação do som automotivo

Pensando nisso, existem alguns cuidados que podemos tomar para evitar situações como essa e ainda preservar o tempo de vida útil tanto do som, como da bateria do motor.

1 – Instalação

A instalação é o mais importante de todos, isso porque a instalação incorreta pode ocasionar a perda do som, o incêndio dentro do carro e ainda problemas sérios na parte elétrica do veículo, portanto, conheça seu bem seu veículo e saiba como manusear as várias partes dentro do carro.

Em caso de dúvidas, não tente instalar sozinho, procure alguma oficina e fale com especialistas no assunto.

2 – Esteja com a parte elétrica em dia

Não basta apenas saber instalar o som no carro, mas também você precisa ter a certeza de que seu carro está em pleno funcionamento para que possa ser adaptado o som no veículo.

Caso existam fios soltos ou módulos que estão pendentes de peças, primeiro regularize a situação para só depois, fazer a instalação.

3 – Use um equipamento de qualidade

Para um bom funcionamento, o som precisa estar em um bom estado de conservação, bem preservado e que não apresente defeitos, do contrário, pode prejudicar no seu funcionamento. Certifique-se de comprar um aparelho que esteja novo, sem apresentar defeitos.

É muito importante tomar cuidado na hora da instalação, porque é lá que os problemas podem ser evitados ou então são causados. Seguindo as dicas acima, o risco de incêndio proveniente de má-instalação do aparelho de som automotivo se torna drasticamente menor, preservando não só o seu veículo, mas também o tempo de vida útil do som.

Acesse nosso site e saiba mais sobre Proteção Veicular. https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/

Postagem anterior
É proibido dirigir ...
Próxima postagem
SUSPENSÃO A AR É C...
0 Comentários
Deixe uma resposta