1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.grupoelloclubedebeneficios.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Medo de dirigir, o que fazer?

É importante termos ciência de que nem sempre será um medo facilmente superado. Alguns casos vão precisar de auxílio profissional, caso o indivíduo realmente queira superar.

Quando falamos sobre ter a CNH e estar apto para dirigir, podemos gerar gatilhos de medo em muitas pessoas. Isso porque muitas pessoas apresentam o medo de dirigir, emoção que impede de colocar as lições da autoescola na prática ou sequer passar por todo esse processo.

É importante termos ciência de que nem sempre será um medo facilmente superado. Alguns casos vão precisar de auxílio profissional, caso o indivíduo realmente queira superar. Trata-se de compreender os motivos e saber quais ações podem ajudar.

Veja!

O que é esse medo?

Muitas pessoas tiram a carteira de habilitação e sequer começam a dirigir, o carro permanece na garagem parado ou usado por outro membro da família. Isso pode surgir por diversos motivos, como um medo patológico, ou seja, ligado à saúde mental.

Ainda podemos citar quem sequer consegue começar as aulas, porque o pânico é por toda a experiência. É possível despertar a ansiedade nessas situações, gerando crises por conta da pessoa não estar pronta para viver esse contexto. Nesse caso, o primeiro passo é identificar a sua situação.

Medo de dirigir, o que fazer?

Existem de forma geral três contextos ligados a esse medo, que podem ser um medo por causa de traumas do passado, como acidentes. O segundo tem a ver com uma patologia, de origem na saúde mental, o que caracterizamos como amaxofobia, um medo irracional de veículos.

Por fim, há o medo mais ansioso, que não teve um trauma, mas que tem imenso receio de que um acidente aconteça, gerando esse impedimento. Em todos os casos o sentimento de perigo toma conta e impossibilita de realizar a tarefa, que é dirigir.

Dicas para quem quer vencer a barreira do medo da direção

As ações que ajudam a melhorar esse quadro vão depender diretamente dos motivos para que o medo esteja presente na vida do indivíduo. Se possível, é interessante começar as aulas de direção, de preferência pesquisar bem por professores pacientes.

As técnicas de respiração, que diminuem a ansiedade, são ferramentas apropriadas para essas situações de maior tensão. Além disso, outra dica é começar sempre com passos lentos, fazendo aos poucos novas conquistas, na medida em que a segurança for surgindo.

Por fim, vamos falar sobre os casos em que não é possível superar sozinho, porque a origem do medo é um trauma mais profundo ou mesmo ligado a uma fobia. Falamos sobre procurar auxílio de profissionais da saúde mental para iniciar tratamento e assim progredir em superar esse medo.

Enfim, agora você entende quais são as práticas ideias para quem tem medo de dirigir, começando aos poucos a superar, barreira por barreira, até conseguir ser um motorista. Não importa se você vai fazer aulas extras de direção, se vai começar um acompanhamento psicológico, o importante é fazer o que for melhor para seu caso.

Podemos encontrar várias pessoas com histórias semelhantes que conseguiram finalizar o processo para ter habilitação e hoje dirigem na sua rotina sem problemas. É importante dar tempo para que o processo seja bem sucedido, não tenha pressa.

E se precisar de proteção veicular é só pedir a sua cotação, estamos te esperando!

Acesse o site https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/
Grupo Ello. Você conhece, você confia.

Curiosidades
Postagem anterior
O que saber na hora ...
Próxima postagem
3 filmes TOP para q...
0 Comentários
Deixe uma resposta