A plotagem ou envelopamento de veículos é uma opção que vem sendo cada vez mais utilizada pelos proprietários de veículos, com o objetivo de aumentar a proteção.
Essa técnica foi criada nos Estados Unidos, na década de 90 e consiste na aplicação de uma fina camada adesiva sobre toda a superfície do veículo, que pode ser fabricada com cores lisas, foscas, metálicas ou peroladas.
Além de possibilitar a troca de cor do automóvel, seu custo é 70% menor do que de uma nova pintura. Por conta disso, é utilizada principalmente, para proteger a pintura original de arranhões e desgastes causados por poeira, raios ultravioletas, maresias e outros fatores.
O que diz a legislação sobre a plotagem de veículos?
A Resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) descreve quais são as condições para que o envelopamento de veículos seja considerado legal. No Art. 3º ela cita que as modificações devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro de licenciamento.
Pela resolução, são consideradas como alterações da cor aquelas que são realizadas por meio de pintura ou adesivamento cobrindo área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas. Ou seja, apenas os veículos com mais da metade da área envelopada precisam procurar pelo Detran para solicitar a atualização da cor no Registro do Veículo.
Se a tonalidade selecionada para o envelopamento for a mesma da original não é necessário alterar o documento. A alteração da cor não informada ao Detran pode gerar multa e pontos na carteira.
Dicas e curiosidades sobre o envelopamento de veículos
• antes da aplicação, é importante higienizar o veículo com detergente, água e solventes. Isso ajudará a obter uma melhor performance com a técnica de envelopamento;
• A aplicação do adesivo deve ser feita sempre com o veículo seco. Se a fixação for feita em local úmido, o procedimento será mais trabalhoso, pois será muito difícil evitar a formação de bolhas;
• O adesivo precisa ter boa qualidade, caso contrário, quando se optar pela retirada da película, podem ocorrer prejuízos à pintura original;
• A técnica deve ser feita por profissionais especializados e experientes nesse tipo de serviço;
• Com a plotagem, é possível ter um veículo personalizado com a cor que você sempre desejou, desde que a alteração seja devidamente informada ao Detran;
• Com o passar do tempo, caso o proprietário assim deseje, a película pode ser removida. O trabalho de remoção também precisa ser feito por profissionais qualificados, de forma a evitar que se danifique a pintura original durante o procedimento.
Seu veículo realmente protegido!
Além de investir em técnicas como a plotagem, a fim de garantir a proteção veicular, você também pode contar com um serviço acessível e especializado.
O Grupo Ello é uma Associação de Proteção Veicular com mais de 10 mil associados. Oferecemos serviços de proteção contra roubo, furto qualificado, colisão e incêndio. Tornando-se nosso associado, você passa a ter assistência 24 horas para guincho, pane seca, pane elétrica, pneus e muito mais.
Participa ainda, do clube de vantagens onde aproveita de descontos exclusivos em diversos estabelecimentos. Tudo isso, sem burocracias. Acesse nosso site e solicite uma cotação rápida. https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/