Saber como mudar de combustível no flex de uma maneira segura é algo importante para quem dirige esse tipo de veículo. Mas será que você sabe? Entender melhor o motor flex e descobrir como ele pode ser usado sem causar danos, vai permitir que você tenha mais tranquilidade com seu carro.
Por isso, acompanhe o presente artigo até o final e descubra como você pode fazer a troca de combustível sem se preocupar com a segurança e qualidade do carro.
Boa leitura!
Carro flex: como mudar de combustível com segurança?
Quando o assunto é carro flex, uma das principais dúvidas que surgem é como fazer a mudança do combustível sem prejudicar o carro. Porém, desde logo, saiba que isso é algo que você não precisa se preocupar.
O carro flex é projetado para funcionar com uso de álcool ou gasolina, e não há recomendações restritivas quando à mudança de uso entre eles. Ou seja, o veículo pode ter os dois combustíveis no tanque, ao mesmo tempo, sem que isso seja um problema.
Sendo assim, se você abastecer hoje com gasolina e amanhã quiser mudar para álcool, pode simplesmente abastecer normalmente com álcool. Isso quer dizer que não é preciso esperar chegar ao final para realizar a troca.
Nesse sentido, existe o mito de que só pode mudar de combustível no flex depois de todo o combustível anterior ter terminado. Inclusive alguns mecânicos e até mesmo concessionárias instruem dessa forma, mas é algo equivocado e o motivo é muito simples. Veja abaixo:
Entenda como o veículo reconhece os combustíveis
Agora você já sabe que para mudar de combustível basta abastecer com o outro tipo, sem que nenhum tipo de cuidado prévio seja realizado. Mas para compreender melhor e saber por que, a resposta está na tecnologia empregada no motor.
O motor de um carro flex é feito para conseguir queimar tanto gasolina quanto álcool. Nesse processo, uma parte do motor reconhece a existência de um ou de outro combustível através da quantidade de oxigênio presente.
A partir disso, ele se adapta para funcionar de acordo com cada um, o que acontece com o envio da informação pela central eletrônica. Assim, tudo acontece de forma automática e segura.
Portanto, você pode usar apenas um dos dois combustíveis ou os dois misturados que não terá interferência no funcionamento seguro do veículo.
Considerações finais
Assim, depois de saber como um carro flex funciona e descobrir que pode mudar de combustível sempre que quiser, a qualquer momento, vai ser muito mais simples abastecer e dirigir seu veículo.
Dessa forma, basta buscar combustíveis de boa qualidade e realizar o abastecimento conforme desejar, sem ter que se preocupar se no tanque continha gasolina ou álcool anteriormente.
Afinal, essa é a intenção de fabricação de veículos flex, proporcionar comodidade e opção de escolha ao motorista, o que pode ajudar, inclusive, na escolha pelos melhores preços ou de acordo com a conveniência do momento.
Deseja encontrar segurança para seu carro? Faça, agora mesmo, uma cotação dos serviços disponíveis e obtenha mais tranquilidade com seu veículo! https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/