Você possui o hábito de guardar objetos no seu carro? Se a resposta for positiva, saiba que isso pode estar colocando a sua segurança em risco.
Para te ajudar, o Grupo Ello preparou uma lista com todos os itens que não devem ser deixados no veículo. Confira e compartilhe com os seus amigos e familiares!
Quais são os riscos ao deixar os objetos dentro do carro?
Existem alguns motivos porque você nunca deve armazenar determinados itens dentro do seu veículo. Veja os dois principais:
Incêndio
Você sabia que a temperatura interna do veículo com os vidros fechados pode ultrapassar os 80℃ em um dia quente de verão?
O calor faz com que o interior do automóvel fique com uma sensação térmica ainda maior do que a externa. Isso cria um efeito similar ao de um forno.
Nessas horas, alguns produtos deixados no carro podem sofrer alterações das suas características, devido à alta temperatura, e pegar fogo, ou até mesmo explodir.
O resultado disso é um incêndio parcial, ou total do veículo, se as chamas não forem controladas a tempo.
Roubos e furtos
Outra razão pela qual você não deve armazenar determinados itens no seu veículo é o risco de furtos e roubos.
Alguns objetos de valores podem atrair os olhares de ladrões, fazendo com que eles provoquem danos, como a quebra de vidros, arrombamento das postas ou porta-malas, além do prejuízo financeiro com a perda dos bens.
Itens que não devem ser deixados no veículo
Grande parte das pessoas que utiliza o carro com frequência costuma transformá-lo em um depósito. O que parece ser um gesto inofensivo pode se tornar um grande problema, caso esses objetos estejam na lista de restrições.
Para não ter mais dúvidas, veja o que você não deve armazenar dentro do seu automóvel:
Inflamáveis
No topo da lista encontram-se os objetos e produtos inflamáveis. Geralmente são aqueles itens que entram em combustão facilmente ao serem expostos ao excesso de calor.
Mesmo que isso não seja novidade para a maioria das pessoas, muitos ainda insistem em deixá-los dentro do veículo. Veja alguns exemplos:
- Isqueiros;
- Aerossóis;
- Solventes;
- Combustíveis (em recipiente);
- Produtos de limpeza;
- Óleos;
- Tintas.
Destaque para o álcool 70, que vem fazendo parte da nossa rotina por conta da pandemia. Existem relatos de pessoas que esqueceram o frasco no console e o veículo pegou fogo. Portanto, todo alerta é fundamental nessas horas!
Garrafa pet
Quem nunca deixou uma garrafinha de plástico dentro do carro, não é verdade? Se você tem esse hábito, pare agora! As pets são produzidas com materiais que não devem ser expostos ao excesso de calor.
Quando esquentam muito, liberam elementos tóxicos, que podem prejudicar a sua saúde. Além disso, podem provocar incêndios, principalmente se ficarem em cima dos bancos do veículo.
Sempre a leve contigo e jamais consuma o líquido depois dela ficar por horas dentro do automóvel. A mesma precaução vale para deixá-la guardada por muito tempo no porta-malas.
Medicamentos
Embora não representem risco de incêndio, os medicamentos também não devem ser deixados dentro do veículo. Por serem sensíveis ao calor e a luz, eles podem sofrer alterações e perder a sua eficácia.
Eletrônicos e objetos de valor
Os equipamentos eletrônicos não devem ser deixados no interior do veículo por duas razões: risco de serem danificados com o calor e o de roubo.
Falando ainda sobre segurança, itens como joias, bolsas, relógios e artigos de luxo também podem chamar a atenção de bandidos. Mesmo que esteja estacionado em algum local privado, sempre leve com você esses objetos de valor.
E se o veículo pegar fogo?
Caso o seu carro pegue fogo, o primeiro cuidado que deve ter é o de sair de perto dele, para não colocar a sua vida em risco.
Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193). Consulte o regulamento para saber mais como funciona a nossa cobertura para incêndio. Não perca mais tempo! Faça hoje mesmo uma cotação rápida conosco no site https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/