Sendo um componente vital para o funcionamento do veículo, a bateria acaba não recebendo tanta atenção dos condutores, mas que se não for bem cuidada pode acarretar prejuízos enormes para seu proprietário. Os cuidados com ela se dão durante todo o período em que você está com o veículo, sendo mais rigorosamente verificada em períodos como do inverno. Nos períodos mais frios, o óleo do motor fica mais rígido, o que faz com o veículo precise de uma força a mais para ligar.
TEMPO DE VIDA ÚTIL DA BATERIA
Segundo especialistas, as baterias “vivem” em média de 2 a 3 anos, podendo ser reduzido ainda pela metade se os devidos cuidados não forem tomados. Primeiramente, o que diminui o tempo de vida útil da bateria?
TEMPERATURA
Os estados de calor e de frio impactam diretamente no tempo de vida da bateria, isso porque o clima influencia na forma como o sistema elétrico conduz a eletricidade. O metal dentro do carro é extremamente sensível a temperaturas extremas.
USO DE EQUIPAMENTOS COMO RÁDIO COM O CARRO DESLIGADO
O uso de rádio utiliza a energia provida da bateria para o seu funcionamento, quando o carro está desligado, esse uso se torna ainda mais forte, o que ao longo do tempo diminui a vida útil da peça.
VEÍCULO PARADO
Quando o automóvel passa muito tempo parado, o processo de carga de energia não acontece, o que acaba descarregando a bateria. Isso se dá porque mesmo com o veículo desligado, alguma estrutura do carro acaba puxando a energia para algum item. Por isso que as vezes nos deparamos com veículos sendo empurrados para ligar.
COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA
Acima comentamos alguns dos fatores que reduzem a vida útil da bateria. Basicamente, para que ela dure por mais tempo, basta fazer o inverso do citado acima. No mais, vamos citar alguns dos principais fatores que aumentam sua vida útil.
LIGUE OS DISPOSITIVOS ELÉTRICOS APENAS DEPOIS DE DAR A PARTIDA
Como citado acima, usar o rádio, por exemplo, com o veículo desligado puxa a energia da bateria, o recomendado aqui é que você apenas ligue o rádio, os faróis ou qualquer dispositivo que use energia da bateria apenas quando o carro estiver ligado.
INSTALAÇÃO DE NOVOS DISPOSITIVOS
Ao instalar algum novo dispositivo no carro, verifique como funciona o uso da sua bateria e se certifique de que sua bateria suporte esse gasto.
LIGUE O VEÍCULO COM FREQUÊNCIA
Manter o carro desligado também acaba prejudicando a bateria, por isso, se for mantê-lo parado por um longo período, tente ligá-lo pelo menos uma vez a cada 4 dias, mantendo-o ligado por pelo menos 20 minutos. Isso força os dispositivos elétricos a funcionarem.
VERIFIQUE OS CABOS ELÉTRICOS
A região elétrica do veículo precisa ser revisada, preferencialmente por semana. Pode acontecer de em algum momento durante o trajeto algum cabo se romper e prejudique a circulação da energia, por isso, sempre verifique a situação dos cabos.
FAÇA REVISÃO PREVENTIVA
Por fim, esteja sempre com as manutenções em dia, sempre verificando a situação do veículo e a forma como o carro se comporta.
Ao ligar, verifique se o mesmo demora para dar a partida ou se está fazendo algum barulho estranho. Em caso positivo, procure urgentemente ajuda especializada – como a do Grupo Ello, uma Associação de Proteção Veicular disponível para te ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!