Muitas vezes, principalmente naquela emergência em que o pneu fura e você não tem dinheiro para adquirir um novo, recorrer ao pneu remold pode parecer uma solução viável. Afinal, o remold tem um preço muito mais acessível – cerca de metade do valor de um pneu novo.
Mas será que o pneu remodelado passa em vistoria?
Ter cuidado na hora de comprar pneus é muito importante, já que os pneus influenciam na dirigibilidade e na vida útil do seu carro, oferecendo muito mais conforto e segurança na direção.
Continue lendo para saber mais sobre o pneu remold, descobrir o que a legislação diz sobre ele e se vale a pena comprá-lo.
O que é pneu remold?
Pneus, de modo geral, são feitos de diferentes materiais – como metal, tecido e borracha. E, muitas vezes, quando não se tem condições de comprar um pneu novo, uma opção é comprar o chamado “pneu remold”, ou “pneu remodelado”.
Ele recebe esse nome justamente por ser uma remodelagem do que antes foram pneus usados.
Não confunda os pneus remold com os pneus meia vida. Os pneus meia vida são aqueles que já foram usados por um tempo, mas ainda podem ser usados por alguns anos e, por isso, são vendidos a preços mais baixos.
Os pneus remold, por sua vez, usam a carcaça de um pneu usado, mas praticamente todo o resto de sua estrutura é refeito: ombro, banda de rodagem e lateral.
Pneu remold passa em vistoria?
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) autoriza o uso de pneus remodelados em veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. Mas a utilização do pneu remold é vetada em veículos agrícolas, motocicletas e similares.
Para passar na vistoria, portanto, o remold precisa ter o selo do Inmetro e o melhor é optar por uma empresa confiável.
Vale a pena comprar pneu remold?
Como vimos até aqui, sim, o pneu remodelado pode até passar na vistoria – e também oferece o benefício de custar a metade do preço de um pneu novo. Mas também é preciso levar em conta algumas possíveis desvantagens dessa escolha:
– Pode desbalancear o veículo e afetar a dirigibilidade;
– O carro pode apresentar ruído, como se houvesse dano no rolamento;
– A durabilidade é 15% menor;
– A utilização é recomendada apenas para ambientes urbanos e a baixa velocidade (até 90km/h).
Fora essas questões, há o risco de comprar um pneu de origem duvidosa e colocar em risco a sua segurança.
Todos esses pontos fazem com que o pneu remold não seja exatamente a opção ideal, mas, para quem está com o orçamento crítico e precisando de um pneu agora mesmo, essa pode ser uma solução temporária.
A dica é procurar uma empresa de confiança e exigir o selo do Inmetro para não correr o risco de não passar na vistoria.
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