1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.grupoelloclubedebeneficios.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Como funciona o Descarte de Óleo?

O óleo automotivo é um produto bastante utilizado no cotidiano das pessoas, nas máquinas e transportes

O óleo automotivo é um produto bastante utilizado no cotidiano das pessoas, nas máquinas e transportes – e a previsão é que o uso deste produto aumente ainda mais. Isso porque ele melhora a performance dos automóveis e demais equipamentos, também protegendo alguns componentes.

Mas apesar de ser utilizado para reduzir danos e reparar desgastes e atritos, você sabia que o descarte incorreto deste produto pode causar danos nocivos ao meio ambiente? O óleo é bastante prejudicial para o solo e também para a água. Sem falar que ele torna bastante caro o tratamento do sistema de água.

A Secretaria do Meio Ambiente nos últimos anos vem alertando de forma mais constante acerca da importância do descarte ecologicamente consciente deste item.

Por que descartar o óleo?

O descarte do óleo precisa ser adequado, uma vez que se feito de qualquer maneira pode ser prejudicial ao meio ambiente. O produto em questão pode poluir as águas e outros ambientes, sendo extremamente nocivo caso não tenha o manejo adequado.

Portanto, estes óleos não podem ser despejados em qualquer local, uma vez que causam danos e contaminam significativamente o encanamento.

O despejo incorreto de óleo é uma agressão ambiental e isso se torna ainda mais grave quando pensamos como este item é incessantemente utilizado e que nem todas as pessoas têm o conhecimento ou consciência do quanto ele pode ser nocivo se não tratado corretamente.

Como é feito o descarte de óleo?

O óleo lubrificante, após ser utilizado por um período, deve ser trocado, pois algum tempo eles acabam perdendo as características que asseguram sua vida útil. Algo sobre o óleo automotivo é que este pode ser reaproveitado, uma vez que ainda conservam aproximadamente 80% do chamado óleo básico.

O óleo extraído após uma série de processos chama-se rerrefino. Como o principal objetivo é que este óleo não seja descartado de maneira inadequada. A Resolução nº 362/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente orienta que o rerrefino ou a entrega para coletores que sejam devidamente autorizados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), seja uma prática de praxe para destino dos óleos automotivos.

Empreendimentos que trabalham com este material, devem procurar empresas que vendam ou façam troca de óleo, evitando a destinação incorreta deste material.

Reaproveitamento é atitude socialmente responsável

Sem falar que este item também é um atraso para o combate às mudanças climáticas caso seu descarte seja incorreto, uma vez que libera muitos gases tóxicos durante o processo de decomposição.

Se o óleo despejado de maneira errônea vai para o esgoto, este pode chegar ao rio e aí é bastante perigoso. A poluição ocasionada pelo descarte indesejado pode acarretar penalidades para quem o faz, inclusive.

Em tempos de conscientização ambiental, é importante a noção de que certos produtos não podem ser descartados de qualquer forma.

A correta destinação dos resíduos são formas de reaproveitamento e uso inteligente e consciente dos recursos naturais.

Acesse o nosso endereço eletrônico e confira os nossos serviços e produtos. Entre em contato com os nossos colaboradores para solicitar orçamento e tirar outras dúvidas! Acesse https://grupoelloclubedebeneficios.com.br/

Curiosidades
Postagem anterior
É proibido mudar as...
Próxima postagem
Como funciona o Desc...
0 Comentários
Deixe uma resposta