1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.grupoelloclubedebeneficios.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Maiores causadores de incêndio espontâneo em veículo

Muitas pessoas se enganam ao imaginar que o incêndio espontâneo em veículo é algo impossível de acontecer. De fato, os carros com data de fabricação acima de 15 anos tendem a se tornar mais vulneráveis, mas na verdade essa fatalidade […]

Muitas pessoas se enganam ao imaginar que o incêndio espontâneo em veículo é algo impossível de acontecer. De fato, os carros com data de fabricação acima de 15 anos tendem a se tornar mais vulneráveis, mas na verdade essa fatalidade pode acontecer até mesmo nos modelos mais recentes. Por esse motivo é extremamente importante manter a atenção redobrada.

Tenha em mente que qualquer veículo pode sofrer com incêndios espontâneos. Esse transtorno é motivado por diversas situações como, por exemplo, as temperaturas internas elevadas e a carência de uma manutenção eficiente. Com base nisso, elaboramos um artigo contendo os maiores causadores desta problemática.

Confira!

Incêndio espontâneo em veículo: quais são as causas?

O incêndio espontâneo em veículo não é um processo tão raro no Brasil. Infelizmente, não é possível apresentar uma estatística exata de ocorrências, pois muitos motoristas não acionam o corpo de bombeiros.

Por isso, estes acontecimentos são pouco registrados, dificultando, assim, a mensuração dos números a serem somados. No entanto, basta fazer uma pesquisa na internet para descobrir vários relatos que apontam para a alta incidência dos casos. Com base nisso, conheça as principais causas desta problemática no intuito de evitar vivenciar esta situação.

Ausência de uma manutenção preventiva

Sem dúvidas, o processo de manutenção preventiva pode diminuir os riscos de incêndio em todos os tipos de veículos, até mesmo nos mais antigos. Afinal, esse processo é fundamental para assegurar o bom funcionamento de todos os elementos elétricos presentes na engenharia do carro.

Sendo assim, durante a manutenção, o mecânico fará a conferência dos cabos de bateria e das mangueiras de alimentação, bem como a análise de toda a fiação, incluindo os fios que não podem entrar em contato com determinadas peças metálicas.

Altas temperaturas causam incêndio espontâneo em veículo

Sem dúvidas, as temperaturas elevadas estão entre as principais causas de incêndio espontâneo nos veículos. Isso ocorre porque a sensação térmica pode ultrapassar aos 80°C no interior do carro na época do verão. Essa condição aumenta consideravelmente as chances de explosão de determinados equipamentos colocados sob o banco.

Entre eles estão os celulares e os isqueiros, que apresentam um nível elevado de risco para explosão. No entanto, até mesmo as garrafas de águas podem dar início a um incêndio se estiverem expostas a temperaturas muito acima da média.

Peças em posições erradas

Um dos maiores riscos de incêndio para o veículo consiste no processo de revisão incorreta ou na colocação das peças com encaixe imperfeito, bem como na utilização de componentes inadequados. O risco se torna maior na região do motor, podendo ocasionar em vazamentos que estimulam o surgimento do fogo.

O que fazer em casos de incêndio espontâneo?

Ao perceber a presença de fogo ou fumaça, é extremamente importante sair do veículo e retirar todos os ocupantes. Para evitar a propagação do fogo, é recomendado ter um extintor de incêndio no carro e acioná-lo diante desta situação. Mas atenção: não abra completamente o capô do carro, mas sim uma pequena região para a utilização do extintor. Em seguida recorra aos bombeiros para avaliar os riscos do incêndio espontâneo em veículo.

Curiosidades
Postagem anterior
Jogar água no pedes...
Próxima postagem
Como mudar de combus...
0 Comentários
Deixe uma resposta